domingo, 17 de junho de 2012

Marcas que marcaram - parte 6

Quem não se lembra dos bichinhos mais queridos da Parmalat? A marca sempre fez sucesso entre as mulheres mas nem sempre conquistou um grande público consumidor de seu produto: as crianças. Na década de 90, a marca achou a chave de seu problema e conquistou de vez o público infantil e adolescente. O comercial dos mamíferos conquistou todos os brasileiros, inclusive os adultos. As crianças se apaixonaram tanto pelos bichinhos que em suas brincadeiras diziam: "Eu sou um macaco"; "Eu o elefante"; "Eu o gato''.


Um pouco depois do lançamento e após todo o sucesso, a marca fez a promoção "Mamíferos de Pelúcia". Para adquiri-los era necessário juntar 20 códigos de barras dos produtos e mais R$ 8,00. Em 2007 a campanha foi relançada com as crianças maiores.

Fonte: Mundo das Marcas


Marcas que marcaram - parte 5

Semana passada adquiri um cupom em um site de compras coletivas do Vale dos Sinos. A oferta cedia 50% de desconto para café colonial para duas pessoas em uma cidade próxima a Novo Hamburgo. Jamais pensei algum dia em ir até o restaurante, mas através da oferta adquirida terei a oportunidade de conhecê-lo. Acredito que esses sites de compras coletivas se tornaram uma febre no mundo todo e claro que um dos principais motivos é a oportunidade de conhecer lugares novos e diferentes e por um preço menor. 


O maior site de compras coletivas no mundo hoje é o Groupon, presente em mais de 35 países. Suas atividades iniciaram em 2008, com um jovem empreendedor da cidade de Chicago, chamado Andrew Mason. A primeira oferta feita no site foi 50% de desconto em pizzas de um restaurante da cidade. 


O Groupon credenciava empresas que apresentavam serviços ou produtos no site por 24 horas, informava os consumidores sobre a promoção e que se comprada por um número mínimo determinado de pessoas, estaria disponível a todos que adquiriram. Por fim o Groupon dividia o valor cobrado pela compra com a empresa e o cliente ganhava o desconto. 





Marcas que marcaram - parte 4


Além do seu sabor, Toddy é reconhecido por sua imagem divertida e irreverente. O nome Toddy provém do inglês e significa "bebida quente e adocicada". Atualmente, o produto é consumido tanto quente quanto gelado, dependendo da ocasião e do gosto do consumidor. 


O grupo Toddy suou muito para chegar até onde está. Além dos achocolatados em latas, a empresa lançou no mercado o Toddynho, primeiro leite aromatizado em caixinha pronto para beber do Brasil. Rapidamente foi sucesso junto ao público infantil. A ideia da marca era de que o produto acompanhasse as crianças durante brincadeiras e recreio escolar.


Para se aproximar de seu público, foi criado o mascote, também chamado de Toddyinho. O personagem fazia a imaginação das crianças e os levava para um mundo de aventuras. 




O slogan mais famoso da marca foi o "O seu companheiro de aventuras". Mesmo com suas brincadeiras, a marca não deixou de falar de assuntos sérios como preservação do meio ambiente. Hoje, o produto tem um elevado valor nutricional para crianças em fase de crescimento.


Marcas que marcaram - parte 3


Adorada pelos jovens modernos e descolados. Hoje, a cerveja HEINEKEN é a mais consumida no mundo. 


A história começou em 1864 quando Gerard Heineken, um jovem de 22 anos, comprou a cervejaria De Hoolberg, uma cerveja conhecida como “cerveja do trabalhador”. Até então ela não era uma marca, era um conceito de uma bebida concebida para a massa.
O objetivo não era continuar atendendo a massa e sim os cavalheiros holandeses que possuíam poder aquisitivo muito maior. Gerard percorreu a Europa atrás de ingredientes de qualidade e novas tecnologias que pudessem melhorar seu processo de produção.

Uma de suas primeiras e mais conhecidas ações de marketing ocorreu durante as Olimpíadas em 1928 em Amsterdã, quando um avião escreveu no céu o nome da marca.

A estrela que faz parte da marca é um dos mais antigos e misteriosos símbolos. Cervejeiros medievais penduravam esse símbolo nos barris para proteger a bebida em preparo e garantir sua qualidade com o poder das cinco pontas que simbolizavam: terra, fogo, vento, água e um quinto elemento desconhecido, que eles acreditavam que era mágico. 

A marca utiliza em sua comunicação campanhas com uma dose exata de inteligência aliada com muito bom humor. Um exemplo disso, é o comercial que mostra como nasceu a tradicional dança da Macarena. Confira aqui

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Marcas que marcaram - parte 2

Quem aqui nunca foi ao mercado comprar pilhas e optou pela Duracell? A marca revolucionou a tecnologia em bateria e pilhas e foi introduzida oficialmente em 1964. O nome é a junção de duas palavras inglesas: “durable” (durável) e “cell” (pilha elétrica). O mercado cresceu rapidamente. Em 1996 a marca foi comprada pela Gillete Company por U$$ 7,3 bilhões. Dessa forma amplia-se a distribuição global. Atenta ao mercado, nos anos 90 ingressou no mercado das pilhas recarregáveis. Inovando novamente, em 2008 a Duracell firmou acordo com a Dane-Elec, passando assim a estampar a logo em cartões de memória, HD externo e pen-drives.

O famoso e carismático boneco  virou um ícone da DURACELL.  Além de estrear diversas campanhas publicitárias, também estampa as embalagens dos produtos da marca. A cada ano, o coelho rosa sofre algumas mudanças e isso ocorre para que a marca e também seu querido mascote acompanhem as tecnologias e a modernidade junto ao consumidor.
Bunny: o ícone da Duracell



Hoje as pilhas são vendidas em mais de 180 países e fabricada em 06 locais diferentes ao redor do mundo. A marca oferece uma vasta linha de produtos e com isso se torna a principal produtora mundial de baterias alcalinas de alto desempenho.  

Fonte: Mundo das Marcas

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Marcas que marcaram - parte 1


Trocadilhos a parte, mas vamos apresentar nos posts a seguir algumas marcas que de alguma forma  marcaram e ainda o fazem no mundo.



O MCDONALD'S já é um sinônimo de Fast Food.  A marca é o símbolo do capitalismo e do estilo de vida americano no mundo e  se por acaso algum dia vier a desaparecer, sua cultura permanecerá para sempre dentro dele.

Ronald McDonald
A rede inaugurou em nosso país em 1979, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Foi a 25º unidade aberta fora dos Estados Unidos e a 1ª dentro da América do Sul.  Quando São Paulo recebeu sua primeira unidade, o sucesso foi tão grande que cinco anos depois da inauguração já estava implantado o sistema Drive-Thru.


Além de toda qualidade dos produtos e serviços é claro que um eficiente trabalho de marketing fez a marca conquistar o coração dos brasileiros. Hoje existem mais de 32.500 restaurantes MCDONALD’S espalhados em 119 países. A marca emprega mais de 1 milhão de pessoas e atende mais de 64 milhões de clientes por dia. São 190 hambúrgueres por segundo e um novo restaurante é inaugurado a cada dez horas, sendo que 80% deles são comandados por franqueados independentes que seguem os conceitos de trabalho estabelecidos pelo sistema da marca. 

O MCDONALD’S representa tanto para a Economia que hoje é o maior comprador de carne bovina, suína, batatas e maçãs do Estados Unidos.

Fonte: Mundo das Marcas

Por que o Galo?

Dar o seu grito antes que todos os outros animais. É isso que torna o galo o símbolo da Publicidade e Propaganda. É ele que canta e faz alarde para anunciar o dia. O animal representa o comunicador e assim como na publicidade é um anunciante de uma novidade.  O cantar do galo seria equivalente ao ato de anunciar, tendo como objetivo o ato de destacar-se perante uma determinada área.   

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Conceitos

   Esse blog tem objetivo de mostrar um pouquinho sobre a história da publicidade e propaganda. É claro que se tratando sobre propaganda não podemos deixar de falar de comunicação. A comunicação humana é um processo de troca de informações, através da fala, símbolos e textos e já que estamos em um ambiente digital, vamos conceituar texto buscando a relação dele com o hipertexto e blog.
   
Entende-se texto como uma forma de manifestação linguística. É uma sequência verbal que forma um todo e tem sentido para um determinado grupo de pessoas em uma determinada situação. O texto pode ter uma palavra uma frase ou um conjunto maior de enunciados, mas obrigatoriamente necessita de um contexto significativo para existir. No mundo digital, os textos agregam-se a outros conjuntos de informações como imagens, sons e blocos de textos. O acesso a estes textos, o qual denominamos hipertextos, ocorrem através de hiperlinks ou links.
    Mas o que tudo isso tem a ver com o um blog? Ele é um espaço na web cuja estrutura permite, de uma forma simples e direta, o registro cronológico, frequente e imediato das opiniões, emoções, imagens ou qualquer outro tipo de conteúdo a sua escolha. Quando surgiram, os blogs, apenas poderiam postar conteúdos. Hoje o perfil do blog mudou, tornando-se democrático. Os leitores, com a ferramenta de comentários, puderam se tornar escritores.

   A maior diferença entre a blogosfera (mundo dos blogs) e a mídia tradicional é que os blogs compõem uma rede baseada em ligações, que chamamos de links. Ou seja, eles fazem ligação com outras fontes de informação. Para saber um pouco mais acesse: http://www.criarweb.com/blogs/

   A partir de agora, vamos postar conteúdos sobre a história da publicidade e propaganda de forma que seja possível fazer sua análise linguística. Esperamos que gostem!

Juliana Branco e Mariana Ostjen

http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1400/definicao_de_blog http://educacao.uol.com.br/portugues/texto-voce-sabe-qual-o-conceito.jhtm http://www.infoescola.com/linguistica/texto/
http://grace12.wordpress.com/meu-portifolio/o-que-e-um-hipertexto/