domingo, 17 de junho de 2012

Marcas que marcaram - parte 3


Adorada pelos jovens modernos e descolados. Hoje, a cerveja HEINEKEN é a mais consumida no mundo. 


A história começou em 1864 quando Gerard Heineken, um jovem de 22 anos, comprou a cervejaria De Hoolberg, uma cerveja conhecida como “cerveja do trabalhador”. Até então ela não era uma marca, era um conceito de uma bebida concebida para a massa.
O objetivo não era continuar atendendo a massa e sim os cavalheiros holandeses que possuíam poder aquisitivo muito maior. Gerard percorreu a Europa atrás de ingredientes de qualidade e novas tecnologias que pudessem melhorar seu processo de produção.

Uma de suas primeiras e mais conhecidas ações de marketing ocorreu durante as Olimpíadas em 1928 em Amsterdã, quando um avião escreveu no céu o nome da marca.

A estrela que faz parte da marca é um dos mais antigos e misteriosos símbolos. Cervejeiros medievais penduravam esse símbolo nos barris para proteger a bebida em preparo e garantir sua qualidade com o poder das cinco pontas que simbolizavam: terra, fogo, vento, água e um quinto elemento desconhecido, que eles acreditavam que era mágico. 

A marca utiliza em sua comunicação campanhas com uma dose exata de inteligência aliada com muito bom humor. Um exemplo disso, é o comercial que mostra como nasceu a tradicional dança da Macarena. Confira aqui

2 comentários:

  1. A Heineken ao longos dos anos vem buscando tecnologias e inovações para se manter a cerveja mais adorada entre os jovens. Ações de marketing realizadas nas Olimpíadas de Amsterdã e comerciais como o que explica o surgimento da dança Macarena, fizeram tanto sucesso que fez com que a marca continuasse nessa balada. Diante disso, percebemos o quanto as ações da Heineken condizem com o seu público. A cervejaria até possui lojas geladas em alguns países para que seu público possa interagir com a marca, ou seja a tecnologia e modernidade que eles demonstram buscar, acontece de fato.

    ResponderExcluir
  2. O comentário acima refere-se a um resumo crítico, ou seja, informa sobre o conteúdo original e formula um julgamento sobre ele, no caso opiniões das autoras do blog.

    ResponderExcluir